10º CONAPOL: SINJE-CE REPRESENTA POLICIAIS JUDICIAIS EM EVENTO DA FENAJUFE REALIZADO EM BRASÍLIA
O 10º Congresso Nacional de Polícia Judicial (CONAPOL) ocorreu no sábado (7) e no domingo (8) de fevereiro, em Brasília, reunindo 59 participantes, sendo 38 presenciais e 21 por transmissão on-line. O SinJE-CE esteve representado no evento por Robson Xavier Gondim.
No primeiro dia, a programação contou com a participação da ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Vera Lúcia Santana Araújo, que conduziu reflexões com foco no tema democracia. Ainda pela manhã, Eduardo Marques André, chefe da Divisão de Segurança da Polícia Judicial do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), apresentou um panorama histórico sobre a Polícia Judicial, abordando sua evolução e consolidação no âmbito do Poder Judiciário.
No período da tarde, Érico Alessandro Fagundes, secretário de Gestão de Pessoas do CNJ, iniciou o debate sobre a estrutura e organização da Polícia Judicial na Justiça Federal. Em seguida, Hipólito Alves Cardoso, secretário de Polícia Judicial do Tribunal Superior do Trabalho (TST), apresentou informações relevantes sobre os equipamentos e tecnologias voltadas à segurança do Poder Judiciário da União, destacando a importância do fortalecimento da área diante dos acontecimentos de 8 de janeiro de 2023.
No segundo e último dia do congresso, foram discutidas propostas sem caráter deliberativo, que serão encaminhadas para análise executiva. Entre os principais encaminhamentos, destacam-se:
Solicitação de estudo para reestruturação da organização administrativa da Polícia Judicial, contemplando as subseções;
Recebimento da Gratificação de Atividade de Segurança (GAS) independentemente da participação em curso ou Teste de Aptidão Física (TAF);
Sugestão de convênios com academias locais nas localidades que não disponham de espaço adequado para treinamento físico dentro dos órgãos;
Proposta de inclusão de políticas de cuidado com a saúde mental voltadas especificamente à área da Polícia Judicial.
A participação do SinJE-CE no CONAPOL reforça o compromisso do Sindicato com o acompanhamento das pautas estratégicas da Polícia Judicial, a valorização da carreira e a defesa de melhores condições de trabalho para a categoria.
