SINJE-CE VEM ESCLARECER AS RECENTES MUDANÇAS NO MODELO DE REALIZAÇÃO DAS ASSEMBLEIAS GERAIS DO SINDICATO
Durante o período da pandemia, o SINJE-CE precisou se adaptar às novas tecnologias para manter o diálogo e o contato com seus filiados. A partir dessa época, as assembleias passaram a ocorrer de forma virtual, por meio do envio de links da plataforma Google Meet para todos os telefones e e-mails cadastrados no banco de dados do Sindicato.
Recentemente, no entanto, após as dificuldades enfrentadas durante a escolha dos representantes do CONGREJUFE , tornou-se necessária uma atualização tecnológica que garantisse mais segurança e organização às nossas assembleias.
Seguindo orientação da FENAJUFE e após diálogo com outros sindicatos, a Diretoria decidiu contratar uma empresa especializada em suporte técnico as assembleias sindicais em vários estados do país — a RAP Design e Comunicação Ltda.
Novo procedimento adotado
Com a nova sistemática, o edital de convocação é acompanhado de um link para inscrição prévia, enviado a todos os filiados.
Encerrado o prazo de inscrições, a empresa responsável encaminha ao Sindicato uma lista de inscritos, permitindo a verificação da filiação de cada participante. Importante destacar que em várias assembleias foram identificadas inscrições de pessoas não filiadas — que, naturalmente, não recebem o link de acesso.
Além disso, a presença de um profissional especializado no assessoramento das reuniões tem tornado as assembleias mais organizadas e democráticas , com melhor controle do tempo de fala, acompanhamento do chat e processos de votação mais seguros e eficientes.
Uma das mudanças mais significativas diz respeito à lista de presença.
No modelo anterior, não havia controle adequado da identificação dos participantes — apareciam nomes como “Motorola”, “Samsung” ou até expressões aleatórias, o que comprometia a confiabilidade dos resultados das assembleias.
Agora, o SINJE-CE recebe listas nominais de presença e relatórios oficiais das votações, quando realizadas. Esse novo formato não apenas aumenta a transparência e a segurança das assembleias, como também garante a comprovação formal de presença e votação, especialmente quando há necessidade de encaminhar Atas à FENAJUFE ou ainda para registro em cartório, quando for o caso.
Em resumo, o novo modelo de assembleias representa um avanço na transparência, segurança e organização dos trabalhos do SINJE-CE, garantindo a participação efetiva somente dos seus filiados.
